As suturas SSA90 são de ácido poliglicólico (PGA), são suturas cirúrgicas estéreis, sintéticas, absorvíveis, de cor violeta, com revestimento trançado.
O seu revestimento, à base de policaprolactona e estearato de cálcio, determina uma superfície uniforme e suave que facilita uma passagem atraumática através dos tecidos, o que confere ao entrançado da SSA 90 as melhores propriedades de manuseamento.
A sua excelente capacidade para realização de nós garante uma ótima segurança ao cirurgião. A ausência de tração excessiva acidental do nó permite um posicionamento preciso do fio. A SSA 90 caracteriza-se por uma resistência inicial muito elevada e uma absorção adequada aos processos de cicatrização, proporcionando ao mesmo tempo a máxima segurança que se espera de um fio de sutura sintético absorvível.
Características:
- Tipo: Sintético absorvível trançado revestido
- Composição: homopolímero de ácido glicólico e revestido por caprolactona épsilon e estearato de cálcio
- Cor: Violeta ou incolor.
- Vantagens: Reação tecidular mínima; absorção previsível; facilidade de realização e fixação segura do nó; alta resistência à tração.
- Indicações: A SSA90 é indicada para utilização geral na aproximação de tecidos moles e/ou ligaduras, incluindo utilização em processos oftalmológicos, mas não para utilização em processos cardiovasculares e neurológicos.
- Aplicações: A seleção do material de sutura a utilizar deve ser feita em função do estado do paciente, do tecido a suturar, do tamanho da ferida e da técnica cirúrgica.
- Esterilização: Óxido de etileno.
- Degradação: Manutenção da resistência à tração. Mantém 60% da sua resistência à tração 2 semanas; Mantém 40% da sua resistência à tração inicial às 3 semanas.
- Absorção total: Absorção total 60-90 dias depois do implante.
Conteúdo: caixa com 12 suturas.