Causas que provocam avarias nas turbinas dentárias e como evitá-las

As turbinas são instrumentos rotatórios de alta precisão e, por esse motivo, exigem cuidados e manutenção rigorosos para prolongar a sua duração e evitar reparação de turbinas dentárias.

reparacion-turbinas-dentales-turbina-black-pearl-eco

Quais são as causas que provocam as avarias nas turbinas?

  • Lubrificação insuficiente ou inadequada e falta de manutenção.
  • Partículas de sujidade, poeira, sedimentos na água de irrigação, etc.
  • Pressão de ar excessiva na mangueira do equipamento dentário.
  • Temperaturas incorretas durante o processo de esterilização.
  • Desgaste causado por carga lateral.
  • Água no tanque de armazenamento de ar do compressor, que será impulsionada em suspensão com o ar de acionamento principal da turbina, e que acabará por causar a oxidação dos rolamentos da turbina.
  • Uso de brocas em mau estado ou mal encaixadas na cabeça.
  • Uso de peças sobresselentes de rolamentos de baixa qualidade ou de origem desconhecida.
  • Resíduos sólidos no interior da cabeça devido a limpeza e manutenção inadequadas ou insuficientes.

O que podemos fazer para evitar que a nossa turbina sofra uma avaria?

Cuidados com os rolamentos: os rolamentos não estão cobertos, em geral, pelas garantias dos fabricantes, pois constituem um elemento da turbina que sofre desgaste a partir do momento em que esta começa a ser usada. Por isso, quanto mais forem lubrificados e menos força seja aplicada na sua utilização, mais tempo durarão. Atualmente, existem no mercado turbinas com rolamentos de cerâmica, que são mais resistentes ao desgaste e ao aquecimento por fricção.

Utilização da peça de mão: outro cuidado importante consiste em não pôr a peça de mão a funcionar sem a broca, pois isso pode danificar os mecanismos do “chuck” (mandril), que é a peça que segura a broca.

reparacion-turbinas-dentales-turbina-bora-LK

Lubrificação regular: a turbina deve ser lubrificada em todos os dias de trabalho. Se não executarmos esse processo regularmente e não mantivermos o “chuck” limpo, as partículas de sujidade e resíduos de material podem obstruir o mandril e afetar a fixação da broca.

A lubrificação é uma tarefa muito importante a realizar como procedimento de rotina na clínica dentária, pois assegura uma vida útil mais longa aos instrumentos rotatórios e retarda o aparecimento de avarias.

Utilização correta da broca: um dos erros mais comuns no que diz respeito às turbinas dentárias é o uso de brocas inadequadas, que tenham um diâmetro inferior ou superior ao diâmetro padrão (1,59 mm). Infelizmente, existem no mercado muitas brocas mais finas ou mais brandas, que provêm de fabricantes “low cost” e que são atrativas graças ao seu baixo preço.

reparacion-turbinas-dentales-fresa-diamante-turbina-bola

No entanto, se as brocas não forem adequadas, não ficam bem fixadas no mandril, e com velocidades de cerca de 300.000 rotações por minuto ou superiores, mais cedo ou mais tarde começarão a sofrer desvios e acabarão por danificar o mandril.

Este gráfico mostra o procedimento rigoroso de limpeza, desinfeção, esterilização e manutenção de uma turbina dentária:

 

reparacion-turbinas-dentales-grafico

 

Na Dentaleader, temos um sistema de assistência técnica e manutenção de turbinas e contra-ângulos, que disponibiliza peças de reposição e acessórios originais, de forma a obter um ótimo rendimento dos equipamentos reparados. Os nossos técnicos são profissionais qualificados e autorizados para instalar, configurar e reparar qualquer equipamento da sua clínica dentária.

 

Solicitar assistência técnica

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.