Filtros antibacterianos para os sistemas de aspiração e de compressão

O novo vírus, Covid-19 pode ser combatido com diferentes produtos que ajudam a minimizar o risco de contaminação na clínica dentária através de diferentes sistemas: sistemas de aspiração extraoral, instrumentos rotatórios que produzem menos menos aerossóis, viseiras de proteção facial ou do paciente, etc.

No entanto, não podemos esquecer, dos sistemas de aspiração e compressão do equipamento dentário e os seus filtros antibacterianos.

Sistemas de aspiração

Existem 2 tipos diferentes de cânulas para a aspiração: cirúrgica e de vácuo.

As cânulas cirúrgicas normalmente possuem uma maior capacidade de aspiração para minimizar os aerossóis, tanto através da aspiração intraoral como da aspiração extraoral.

Existem 2 tipos de aspirações: Secas e Húmidas: As aspirações secas passam por uma centrifugadora ou decantadora que separa o ar e a água, levando o ar para o motor de aspiração. Nas aspirações húmidas, a separação da água e do ar é realizada no motor de aspiração, localizado na sala de máquinas.

filtros de aspiração

Os motores de aspiração encontram-se, na maioria das vezes, em salas especiais (móveis, etc.), mas com uma saída para o exterior. Se necessitar de mais informação sobre este tipo de motor, solicite-nos ajuda neste link. Caso esta saída estiver para o interior da clínica, a extração do ar pode ser um problema, uma vez que tudo aquilo que seja “aspirado”, incluindo os agentes patogénicos (se existirem) sai para dentro da clínica.

Para os casos em que a saída de ar estiver dentro da clínica, a solução passa por instalar um filtro de aspiração que impede que a contaminação aspirada através das cânulas permaneça no interior da mesma e, graças a este filtro, não chegue ao ambiente da clínica. Este filtro denominado por HEPA pode ser aplicado tanto se tiver aspiração húmida ou seca.

Sistemas de Compressão

Normalmente os compressores e as máquinas de aspiração estão na mesma sala. O que poderá ser um problema adicional, uma vez que os compressores filtram o ar do espaço onde se encontram e distribuem-no para os gabinetes, cadeiras dentárias, etc.

Para evitar este problema de “compatibilidade” dos compressores e dos motores de aspiração, devemos instalar um filtro bacteriano HEPA. Se o compressor for da marca Dürr Dental, Cattani, ou de outros fabricantes, temos filtros bacteriológicos que resolvem este problema.

Filtros antibacterianos para sistemas de aspiração ou compressão

Os filtros antibacterianos ou filtros bacteriológicos têm uma vida útil de aproximadamente um ano, pelo que durante um ano não temos de nos preocupar com a contaminação do ar da nossa clínica provenientes de ambos os sistemas de aspiração e de compressão.

É muito importante ter isto em mente, pois não devemos esquecer, para além da protecção individual, a proteção do nosso equipamento que absorve o ar e, caso não esteja equipado com filtros bacteriológicos ou antibacterianos, poderá colocar em risco de espalhar vírus e outros agentes patogénicos na nossa clínica dentária.

Sabe que filtro precisa para a sua sala de máquinas?

Ligamos-lhe e damos-lhe conselhos de forma gratuita sem compromisso.

 

O que são os filtros HEPA?

Em inglês, HEPA significa High Efficiency Particulate Air, e são filtros que pelo nome deve-se à sua alta eficácia na separação de partículas.

Estes filtros são responsáveis pela purificação do ar em espaços fechados, como por exemplo o caso das clínicas dentárias. São capazes de filtrar mais de 99,95% das partículas no ar. Estas partículas podem ser pó, ácaros, alergénicos e também vírus, como é o caso do SARS-OV-2.

A utilização destes filtros ajuda a controlar a qualidade do ar presente na nossa clínica. Como as partículas do vírus SARS-OV-2 podem manter-se no ar até 3 horas, recomendamos a ventilação das instalações durante 5-10 minutos entre cada doente e a utilização de purificadores de ar.

Na Dentaleader temos vários purificadores de ar que contêm este tipo de filtro, bem como de outros sistemas para filtrar o ar e tornar a clínica em um local mais seguro.

Um destes exemplo, é o purificador de ar Sterilair PRO da Tecnogaz. É um dispositivo que esteriliza o ar graças à ação de um filtro HEPA e tubos UV-C com propriedades contra Vírus, Bactérias e Fungos.

 

filtros-bacteriologicos-hepa

Este purificador de ar filtra e destrói os germes através de raios ultravioleta. Primeiro, o ar passa através do filtro HEPA capturando a maior parte das partículas presentes no ar. Em seguida, destrói as partículas mais pequenas através dos raios UV-C a 253,7 nm.

Outro purificador portátil que recomendamos é o Blueair Classic 505. Este purificador renova o ar na sala (ideal para áreas até 65 m2) até 5 vezes por hora. Equipado com tecnologia HEPASilent ™, remove 99,97% das partículas ≥ 0,1 µm.

filtro-hepa-purificador-blueair

Este purificador aprisiona as partículas por filtração e ionização. Primeiro, realiza uma filtragem preliminar das grandes partículas, enquanto que as partículas mais pequenas passam através de uma câmara de ionização. Depois, prende as partículas ionizadas através de um filtro HEPA.

Para mais informações, não hesite em contactar-nos, iremos ajudá-lo a escolher a melhor forma de proteger os seus pacientes, a sua clínica e a sua equipa.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.