Guia sobre os principais tipos de compósito

Atualmente, os compósitos são um dos materiais dentários mais utilizados em odontologia, visto que permitem o seu uso em múltiplas situações respeitando a estética dentária. Os compósitos são formados basicamente por uma matriz orgânica, Bisfenol-A-Glicidil Metacrilato (Bis-GMA), partículas de enchimento inorgânico (influenciam a contração final da polimerização) e um agente de acoplamento entre ambos os componentes.

guia-composites-dientes

Segundo o tamanho das partículas, distinguimos diferentes tipos:

  • Macropartículas ou macroenchimento: O tamanho das partículas varia entre 0,1 e 100 microns. Este grupo deixou de ser processado devido às limitações funcionais e estéticas que implicava.
  • Micropartículas ou microenchimento: O tamanho da partícula é de cerca de 0,04 microns. Este grupo de compósitos proporciona ótimas propriedades estéticas (polimento, translucidez, etc.), mas fracas propriedades funcionais (suporte de cargas oclusais, resistência ao desgaste, etc.), pelo que geralmente é indicado para restaurações estéticas do sector anterior.
  • Híbridos ou micro-híbridos: concebidos com partículas de maior tamanho e partículas de menor tamanho, é possível desta forma produzir um material em que a estética e a funcionalidade se fundem.
  • Nanopartículas ou nanoenchimento: A nanotecnologia permitiu reduzir ainda mais o tamanho das partículas, surgindo este tipo de compósitos com melhores propriedades físicas e estéticas.
  • Nano-híbridos: Denominamos compósito nano-híbrido qualquer híbrido que contenha sílica pirogénica de 0,04 µm. O contributo clínico destes compósitos é bastante semelhante ao dos nanoparticulados, só que o comportamento face ao desgaste é mais subtil, mantendo ainda mais o brilho e a estrutura superficial.

guia-composites-paciente

 

Que compósitos podemos encontrar no mercado?

Compósitos anteriores ou estéticos

Os compósitos anteriores, também chamados compósitos estéticos, são utilizados para restaurações dentárias nas quais seja importante um resultado estético com um acabamento muito natural. A principal vantagem dos compósitos estéticos é que podem ser polidos até obter um elevado brilho de longa durabilidade, motivo pelo qual são os mais indicados em odontologia para restaurações estéticas anteriores. Estes compósitos permitem modificar a cor, a forma, o tamanho da peça dentária sem necessidade de talhe. São geralmente compósitos de micropartículas ou microenchimento, isto é, o tamanho da partícula é de cerca de 0,04 microns. Este grupo de compósitos proporciona ótimas propriedades estéticas (polimento, translucidez, etc.), mas fracas propriedades funcionais (suporte de cargas oclusais, resistência ao desgaste, etc.), pelo que são habitualmente indicados para restaurações estéticas no sector anterior.

guia-composites-amelogen-plus Amelogen Plus – Micro-híbrido

guia-composites-suprafil-jeringas Suprafil Seringas – Micro-híbrido

guia-composites-charisma Charisma – Híbrido

guia-composites-essentia-jeringas Essentia Seringas – Universal

Compósitos universais

Os compósitos universais estão concebidos para serem utilizados em restaurações estéticas de peças dentárias tanto da zona anterior como da posterior. Para se adaptarem ao tom do esmalte dentário, estes compósitos estão disponíveis numa ampla gama de tonalidades. Os compósitos universais podem ser apresentados em diferentes formatos, em seringa, cápsula ou fluido, e geralmente são compósitos micro-híbridos (produzidos com partículas de maior tamanho e partículas de menor tamanho, sendo assim possível criar um material em que se combinam a estética e a funcionalidade).

guia-composites-lumifil-plus Lumifil + – Micro-híbrido

guia-composites-spectrum-TPH3 Estojo Spectrum TPH3 – Micro-híbrido

guia-composites-g-aenial G-Aenial – Micro-híbrido

Compósitos posteriores

O compósito posterior é especialmente indicado para a restauração das peças dentárias da zona posterior. Estes compósitos são concebidos tendo em conta a maior pressão mastigatória à qual as restaurações posteriores são submetidas e o resultado da sua aplicação é uma restauração dentária muito fiável e duradoura.

guia-composites-nanofil-jeringas Nanofil Seringas – Nano-híbrido

guia-composites-ips-empress-direct IPS Empress Direct – Nano-híbrido

guia-composites-clearfil-ap-x-recambios Clearfil AP-X Reposições – Micro-híbrido

guia-composites-filtek-p60 Filtek P60 Reposições – Híbrido

guia-composites-z100-mp Z100 MP Reposições Cápsulas (9 x 0,2 g) – Híbrido

 

Compósitos bulk fill

Os compósitos bulk fill são especialmente concebidos para evitar a colocação de múltiplas camadas, sendo toda a restauração efetuada em apenas uma camada. Os seus diversos materiais visam a profundidade da polimerização, a sua integridade marginal e a sua adaptação através de aditivos especiais para um bom resultado clínico, mesmo na aplicação de grandes volumes de compósito. Utilizam geralmente tecnologia de nanoenchimento, que permite reduzir ainda mais o tamanho das partículas, contribuindo para aumentar a sua força e melhorar a resistência ao desgaste.

guia-composites-filtek-bulk Filtek Bulk Fill Compules – Bulk Fill

guia-composites-tetric-evoceram Tetric Evoceram – Bulk Fill

Compósitos fluidos

O compósito fluido, ou flow, é caracterizado essencialmente pela sua excelente adaptabilidade e fluidez. Isto proporciona ao dentista maior facilidade no manuseamento do compósito. Em odontologia, os compósitos fluidos são utilizados na obturação de pequenas cavidades das peças dentárias, como fissuras, orifícios ou cáries minúsculas. Muitos destes compósitos são compósitos nano-híbridos, ou seja, apresentam partículas de nanoenchimento, mas sem possuírem nanoclusters ou estruturas em forma de cachos de uvas; em vez destas estruturas, têm um microenchimento convencional que dá suporte às nanopartículas. O contributo clínico destes compósitos é bastante semelhante ao dos nanoparticulados, mas o comportamento face ao desgaste é mais subtil, mantendo ainda mais o brilho e a estrutura superficial.

guia-composites-supraflow-jeringas Supraflow seringas 2 g – Fluido

guia-composites-herculite-XRV-ultra-flow Herculite XRV Ultra Flow – Fluido

guia-composites-sdr-flow-plus SDR Flow+ Seringa Universal – Fluido

guia-composites-tetric-evoflow Tetric EvoFlow Seringas – Fluido

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.