Análise de produto: Vantagens das novas limas para endodontia Go-Taper Universal

go-taper-promocao

As limas Go-Taper Universal da marca Access constituem um sistema de limas odontológicas que permitem recuperar as sensações originais durante o tratamento de endodontia.

São um sistema de instrumentação mecânica de rotação contínua, fabricado em liga de Ni-Ti. A sua característica principal é recuperar a presença de diferentes conicidades em diferentes zonas dos instrumentos. O resultado é que cada uma das limas de odontologia prepara zonas diferentes das paredes dos canais radiculares, reduzindo assim o stress e a fadiga, para conformar e finalizar os canais radiculares de modo seguro e fiável.

Outras características relevantes de Go-Taper Universal são a sua eficácia de corte, uma ponta inativa que permite avançar pelo canal radicular sem danificar as paredes e uma secção transversal triangular convexa ou côncava segundo a finalidade de cada uma das limas de odontologia. Neste último caso, é possível aumentar o corte e a segurança, pois diminui a área de contato entre a aresta cortante da lima e a parede radicular.

A marca Access dispõe de um kit sortido composto por 6 instrumentos, 3 limas de conformação para o terço coronal e médio, denominadas “A” (A0, A1 e A2), e 3 limas de acabamento final apical, denominadas “B” (B1, B2 e B3). As limas de endodontia A apresentam maior conicidade na porção coronal do que na apical, enquanto nas limas B se verifica o inverso.

Características de cada uma das limas de endodontia do kit sortido

limas-de-odontologia-review-limas-go-taper-diferentes-tipos

  • Lima A0: É a primeira lima do sistema, de cabo dourado sem a presença de qualquer outra marca distintiva. Tem um diâmetro de ponta de 0,19 mm (ISO 19) e 4% de conicidade apical. Com esta lima, são conformados o terço coronal e médio, para facilitar o acesso livre das restantes limas do sistema.
  • Lima A1: Apresenta um anel de cor roxa no cabo e uma conicidade variável que aumenta progressivamente, sendo de 2% na porção apical e de 10% na coronal. Tem um diâmetro de ponta de 0,18 mm (ISO 18). Destina-se a preparar o terço coronal do canal.
  • Lima A2: Apresenta um anel de cor branca no cabo. Conicidade variável, com 4% na porção apical e 6,5% na porção mais coronal. Tem um diâmetro de ponta de 0,20 mm (ISO 20). Destina-se a preparar o terço médio do canal.
  • Lima B1: Apresenta um anel de cor amarela no cabo. Conicidade variável decrescente no sentido coronal, com 7% na porção apical. Tem igualmente um diâmetro de ponta de 0,20 mm (ISO 20).
  • Lima B2: Apresenta um anel distintivo de cor vermelha no cabo. Conicidade também variável decrescente no sentido coronal, com 8% na porção apical. Tem um diâmetro de ponta de 0,25 mm (ISO 25).
  • Lima B3: Apresenta um anel de cor azul no cabo. Conicidade também variável decrescente no sentido coronal, com 9% na porção apical. Tem um diâmetro de ponta de 0,30 mm (ISO 30).

O sistema de limas de endodontia Go-Taper Universal apresenta também duas limas acessórias de diâmetro maior B4 (ISO 40) e B5 (ISO 50) e um sistema de limas de retratamento (C1, C2 e C3).

 

Sequência de instrumentação

limas-de-odontologia-review-limas-go-taper-universal

É necessário um motor endodôntico com rotação contínua e com uma velocidade de rotação aproximada de 300 rpm e controlo de torque.

As limas são inseridas no canal segundo a sequência (A0, A1, A2, B1, B2 e B3) com técnica crown-down, por meio de um movimento de perfuração para baixo e para cima sem resistência. Após tal movimento, recomenda-se retirar a lima do canal e limpar a dentina das espiras para não alterar a eficácia do corte. Repetir o procedimento até alcançar o ápice com o diâmetro desejado.

As limas de odontologia devem ser descartadas após uma utilização repetida ou quando se observe qualquer alteração nas espiras da parte ativa.

  1. Permeabilizar o canal utilizando uma lima K#10 para o comprimento de trabalho estimado (LT). Radiografia. Fazer glide path para LT com limas K de calibre 10-15-20.
  2. Utilizar a lima A0 sem forçar, para eliminar as interferências e permitir o acesso ao terço apical.
  3. Passar A1 e A2 para terminar a conformação do terço coronal e médio.
  4. Determinar LT definitivo (localizador de ápices).
  5. Prosseguir com as limas de trabalho apical B1, B2 e B3, em função do calibre apical pretendido.

 

Recomenda-se irrigar com hipoclorito de sódio entre a utilização das limas e permeabilizar o canal com uma lima K#10, além de limpar cada lima rotativa depois de ser retirada do canal. Sem dúvida, as limas de endodontia Go-Taper Universal são indispensáveis na nossa clínica.

O sistema de limas Go-Taper é disponibilizado em vários comprimentos (21, 25 e 31 mm).

Shenzhen Superline Tecnology Co. Ltd. é a empresa fabricante das limas de endodontia Go-Taper Universal. Foi criada em 2002, para a produção e venda de produtos à base de ligas NiTi. Especializada no fabrico de limas endodônticas, dispõe, além disso, de quarenta produtos variados de aplicação dentária.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.