Quando é que utilizamos microimplantes em ortodontia?

Os progressos mais recentes em tratamentos ortodônticos consistem em microimplantes de ortodontia, pequenos implantes de titânio ou liga de titânio que servem como ancoragem temporária.

Os microparafusos para ortodontia representam um avanço exponencial na melhoria da eficácia e precisão do tratamento. São imprescindíveis na sua clínica se deseja oferecer um serviço diferenciado neste ramo da medicina dentária. Na Dentaleader dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre as suas utilizações e quais são as melhores opções atualmente disponíveis no mercado.

O que são microimplantes em ortodontia?

Compostos de titânio ou liga de titânio de 1,2 mm de diâmetro e 6 mm de comprimento, os microimplantes são pequenos implantes, especialmente concebidos para que não ocorra osteointegração após a sua colocação, visto que o uso que lhes é dado em ortodontia destina-se a possibilitar uma ancoragem temporária.

Aplicações clínicas dos microparafusos ortodônticos

São geralmente utilizados como ancoragem esquelética, para distalizar e gerar movimentos de torque em molares, intrusão de molares e incisivos ou para facilitar o fecho de grandes espaços que não poderia ser realizado com os métodos convencionais.

Aplicações clínicas dos microparafusos ortodônticos

A verdade é que os microimplantes em ortodontia oferecem inúmeras aplicações clínicas que melhoram significativamente o tratamento. Passamos a referir em que consiste cada uma.

Os microimplantes ou microparafusos ortodônticos são uma ferramenta de trabalho fundamental para o dentista, visto que proporcionam uma ancoragem absoluta na realização de movimentos ortodônticos e ortopédicos.

Sendo uma técnica muito atual, é de vital importância que os profissionais de saúde conheçam bem quais são os locais mais comuns para sua colocação e em que casos devem ser utilizados. As ocasiões mais comuns em que o ortodontista utiliza microimplantes são geralmente os seguintes:

  • No caso de ser necessário endireitar ou verticalizar os molares. Verticalizar um molar inferior inclinado é um desejo cada vez mais difundido entre os pacientes que recorrem ao tratamento ortodôntico. Quando há exodontia do dente adjacente, a utilização de um microimplante é indicada para resolver o espaço em falta e a perda óssea na região mesial. Neste caso, a utilização de um microparafuso é essencial para endireitar a peça.
  • Em caso de intrusão do setor anterior, intrusões individuais, intrusão do setor posterior ou mesialização de molares.
  • Os microimplantes em ortodontia também oferecem extraordinária eficácia contra a retração anterior e distalização de caninos, bem como nos casos de tração de peças inclusas. Em todos eles, é indicada a sua utilização.
  • São indicados, por sua vez, caso seja necessário estabilizar aparelhos próprios do tratamento ortodôntico, tais como barras palatinas, disjuntores ou pêndulos. Deste modo, são um suporte muito eficaz dos aparelhos.
  • A fixação intermaxilar, a ancoragem em zonas sem dentes, a correção de mordidas abertas, linhas médias ou planos oclusais assimétricos, a extrusão rápida de peças individuais, a utilização em expansão convencional ou assistida ou a utilização em ortodontia lingual, onde conseguir a ancoragem é difícil, são outras ocasiões em que os microimplantes em ortodontia são de extrema utilidade.
  • Por último, a sua utilização é indicada na ancoragem para o fecho de espaços de extrações, já que são uma excelente opção para evitar efeitos indesejáveis durante o fecho destes espaços. Os microimplantes impedem que ocorra a perda de ancoragem e o aumento na sobremordida vertical nestas ocasiões.
utilizações clínicas dos microparafusos ortodônticos

Além das suas inigualáveis utilizações clínicas e da eficácia que acrescentam ao tratamento ortodôntico, outra das vantagens dos microimplantes consiste na facilidade com que podem ser retirados. São facilmente removidos quando o procedimento está concluído.

Sem dúvida, um avanço essencial que o ortodontista deve integrar na sua clínica dentária para prestar a cada paciente o melhor serviço neste setor.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.