Realização da revisão do equipamento dentário depois das férias

equipamento dentario

Durante o período de férias, os equipamentos dentários estão sujeitos a uma inatividade sazonal que afeta de forma prejudicial o seu funcionamento. Por isso, é recomendado fazer uma revisão do equipamento dentário depois das férias, para iniciar a atividade com um desempenho pleno e localizar possíveis desgastes que podem inviabilizar o funcionamento quando mais necessitamos.

Em seguida, apresentamos cinco razões pelas quais se torna mais do que recomendável fazer a revisão do equipamento dentário depois das férias, algo que é praticamente obrigatório e poderá prolongar a vida do seu equipamento.

 

Por que motivo deve fazer a revisão do equipamento dentário depois das férias?

Durante os meses de julho e agosto há normalmente uma redução no número de consultas de pacientes. Este é o momento ideal para verificar o nosso equipamento dentário e ter a clínica pronta para o regresso das férias. Mas que elementos são abrangidos e por onde devemos começar?

A manutenção do nosso equipamento deve ser periódica e realizada corretamente. Se precisar de ajuda, lembre-se que pode contar com a equipa especializada da Dentaleader para qualquer problema de instalação ou manutenção que possa surgir na sua clínica.

Sistema hídrico e filtros

Os equipamentos dentários incluem no seu sistema hídrico vários tubos de irrigação e condutas de água e ar que vão dos pés da cadeira até à ponta da seringa e dos instrumentos rotatórios, passando pelo grupo hídrico, pelo braço da bandeja e pela própria bandeja do dentista. Durante este período de inatividade, a água do sistema hídrico fica estagnada no seu interior e desenvolvem-se processos de sedimentação de partículas, possível crescimento bacteriano, inclusive de algas, se o período de férias for no verão, quando surge o calor, fator que acelera estes processos.

O calor também deixa ressequidas as juntas de borracha de conexões e adaptadores. Uma revisão do sistema hídrico e dos filtros que o compõem permitirá renovar e desinfetar a água do interior dos tubos e condutas.

 

Sistema mecânico

sistema mecânico

Há numerosas peças mecânicas e engrenagens que devem mover-se sem atrito e com agilidade.

Com o calor, os óleos e as gorduras secam, e os movimentos das molas e articulações dos sistemas mecânicos do equipamento podem ficar mais rígidos, por exemplo os braços, postes, encostos, elevadores, etc., surgindo também ruídos indesejáveis. Ao efetuar a revisão do equipamento dentário depois do verão, evitará o mau funcionamento do sistema mecânico e prolongará a vida útil do seu equipamento dentário.

Sistemas de aspiração

As válvulas do sistema de aspiração incluem membranas de borracha que, com a inatividade, a humidade e o calor, podem ficar coladas, bloqueando o sistema de aspiração das mangueiras.

Motor de aspiração

É o elemento que mais facilmente se pode avariar durante o período estival. Os motores de aspiração húmida têm a particularidade de centrifugar as secreções juntamente com a água de irrigação proveniente do equipamento e da boca do paciente, pelo que acumulam humidade no seu interior. Durante a inatividade ao longo das férias, os rolamentos podem ficar bloqueados devido à oxidação, por isso é muito aconselhável fazer a revisão do equipamento dentário após este período.

Sistema pneumático e compressor

sistema aspiração

A substituição dos filtros de admissão de ar do motor do compressor e do seu secador garantirá um funcionamento correto e, ao mesmo tempo, permitirá verificar a ausência de água ou humidade no interior do tanque de armazenamento de ar. Veja no nosso site todos os produtos destinados para o tratamento da água e do ar.

Se precisar de ajuda para fazer a revisão do seu equipamento dentário, preencha o formulário e entraremos em contacto consigo.

 

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.